15 de fevereiro de 2011

Torta Madalena ou Pascoal

Tudo começou quando convidei um amigo que gosta de cozinhar, pra compartilhar comigo a produção de um prato num domingo destes. Fui ao supermercado e comprei os ingredientes para fazer uma versão do clássico brasileiro "Escondidinho" - desta vez eu o faria com purê de batatas recheado com carne moída (achei mais simples!). Mas como as idéias coletivas são sempre mais ousadas e saborosas, assim que ele chegou já foi dando idéias para complementar o prato. Então fizemos um versão de uma torta que pode ser chamada de Madalena pra alguns, Pascoal pra outros (descobrimos que varia de nome, conforme o lugar ou a familia que faz!rs). A receita ficou assim:

Massa:
6 batatas grandes, cozidas e amassadas.
leite o quanto baste e um pouco de farinha de trigo (não dá pra ser preciso na quantidade, porque fomos colocando e mexendo até obter um ponto cremoso.
Sal e pimenta do reino à gosto.


Recheio 1:
Carne moída refogada com alho e sal.( importante que a carne fique bem sequinha depois de refogada!)



Recheio 2:
03 cebolas grandes picadas em rodelas, refogadas em fogo médio com uma colher de azeite até que fiquem transparentes. Assim que desligar o fogo, acrescente um maço de cebolinha picada e tampe.


Recheio 3:
200 gr. de mussarela

Montagem:

Numa forma, faça duas camadas nesta ordem:  purê,  carne moída e fatias de queijo mussarela. Por último a camada de cebola e salpique com queijo mussarela. Coloque no forno médio por mais ou menos 20 minutos, ou até que as cebolas dourem.





No fim, não ficou como a receita original da Torta Madalena e nem como o tradicional Escondidinho de carne moída. Mas garanto que ficou uma delícia!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu tempero!